top of page

O Católico é de Direita ou de Esquerda?

  • Foto do escritor: ocatecumeno
    ocatecumeno
  • 14 de jan. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 30 de mai.

Vivemos em uma época extremamente polarizada politicamente, onde toda opinião ou pensamento tem sido diretamente vinculada às principais posições políticas e ideológicas vigentes em nossa sociedade. Nas redes sociais se torna cada dia mais notória essa polarização, uma guerra de narrativas que por vezes pretendem unicamente o bem de sua própria causa. Pesquisas, como a Juventude Conectada da Fundação Vivo, demonstram que os jovens têm medo de expor sua opinião nas redes sociais devido aos transtornos que isso pode acarretar, desde uma massa de comentários odiosos contra seu post e cancelamento virtual até banimento da rede e processos judiciais. Os debates são acirrados por todo canto e lamentavelmente percebemos um espírito similar ao de torcidas de futebol, porém sem aquele tratamento amistoso de rivalidade, o ponto em comum é a defesa incondicional de seu time independente da verdade. A verdade não convém, apenas a narrativa que favorece o lado político ou ideológico que pretende defender. Somos bombardeados por narrativas com diversas interpretações ideológicas/políticas conflitantes em basicamente qualquer assunto. Tudo está impregnado de ideologias sufocantes que impedem um debate que se oriente para realidade ou para verdade, um fruto do relativismo moderno dissertado no artigo anterior O Relativismo e Os Dogmas.O cenário político não foge dessa regra, se apresentam diante de nós vertentes políticas diversas, dentro de um espectro generalizado temos esquerda, direita e centro.


Onde o católico se encaixa? Quem e o que defendemos? Com qual ideologia nos identificamos? A resposta é muito simples: nenhum padrão do mundo, nenhuma ideologia é viável para o católico. Pois o compromisso do cristão católico deve ser único e exclusivamente com a verdade que é Jesus Cristo, o Logos divino, Deus encarnado. Servimos a Cristo, Ele é o modelo que seguimos e é espelhado nEle que determinamos todo o mais que fazemos na vida. Portanto, cabe a nós avaliarmos cada situação detalhadamente de maneira racional para servirmos a verdade. Para ser mais claro, nenhuma ideologia preza pela verdade e, consequentemente, muito menos preza por Cristo. Cito as principais de nosso tempo: conservadorismo, neoconservadorismo, capitalismo, liberalismo, progressismo, socialismo, comunismo e qualquer outra ideologia que seja. Todas são inimigas da verdade e procuram satisfazer apenas as convenções e preferências humanas. Uma guerra de narrativas de visões que modelam o mundo a bel prazer, quando o correto é nos moldarmos a realidade, nos moldarmos a Verdade.


Nosso melhor guia para a verdade é a Santa Igreja Católica que Nosso Senhor instituiu para o correto ensino, vejamos um pouco de sua doutrina a respeito: “A Igreja rejeitou as ideologias totalitárias e atéias, associadas, nos tempos modernos, ao comunismo ou ao socialismo. Por outro lado, recusou, na prática do capitalismo, o individualismo e o primado absoluto da lei do mercado sobre o trabalho humano. Regular a economia só pela planificação centralizada perverte a base dos laços sociais: regulá-la só pela lei do mercado é faltar à justiça social, porque há numerosas necessidades humanas que não podem ser satisfeitas pelo mercado. É necessário preconizar uma regulação racional do mercado e das iniciativas econômicas, segundo uma justa hierarquia dos valores e tendo em vista o bem comum” Catecismo §2425.


As paixões ideológicas do mundo não podem servir de parâmetro para o católico. Essas nos levam a nenhum outro lugar que não seja o erro e a perdição. Devemos ser sensatos e servir apenas a Cristo. Apoiamos o que apoia Cristo. Cremos no que ensina Cristo. Defendemos o que condiz com a Verdade. Vivemos o evangelho de Nosso Senhor em unidade com o Corpo Místico de Jesus, a Santa Igreja Católica. Podem existir ponto positivos nas ideologias, porém são positivas quando estão em harmonia com a verdade.


Querido católico, não se deixe levar pelas ideologias deste mundo, pelas mentiras convenientes ao seu desejo particular ou ao grupo que você acha estar certo. Viva em plena devoção a Cristo e sua Igreja, firme na Verdade. Busquemos o reinado de Cristo. Rejeitemos todas as ideologias. Assim seremos verdadeiramente livres. Para glória de Deus Pai em Cristo Jesus na unidade do Espírito Santo. Amém!

Comentários


bottom of page