O Natal de João Batista
- ocatecumeno

- 24 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de mai.
O Natal é uma data celebrada por boa parte do mundo e sabemos bem que se trata do nascimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: a verdadeira alegria do mundo. Aos olhos de São João Batista podemos conhecer ainda mais a Jesus e o amar. No evangelho de São Lucas 1.5-25 o Santo Anjo Gabriel anuncia ao sacerdote Zacarias que sua mulher, Isabel prima de Maria irá conceber e dar a luz a um filho que se chamará João. O qual, sendo cheio do Espírito desde o ventre de sua mãe, terá por missão preparar o povo para receber Jesus.
Um nascimento miraculoso pois o casal já era avançado em idade e Santa Isabel era estéril. E de que maneira João iria preparar o povo? Os conduzindo ao arrependimento, conduzindo os corações a reconciliação familiar e levando aos rebeldes a sabedoria dos justos. O Batista nos convida:
Arrependimento - a enxergar que por nós mesmos nada somos e que é necessário rejeitar o pecado
Coração Reconciliador - a perdoar e ser perdoado pelos familiares, amigos e até inimigos
Sabedoria dos Justos - o entendimento que está no Corpo de Cristo, a Noiva do Senhor, a Santa Igreja edificada por Jesus para ser a mestra dos justos
Ao receber a visita da Virgem Maria, já grávida de Jesus, Santa Isabel, grávida de São João, é tocada pelo Espírito Santo que através de Cristo inunda o ser de João, cumprindo o que o Anjo dissera a Zacarias (Lucas 1.39-45). O nome João, em hebraico Yohanan, significa Deus é gracioso ou agraciado por Deus. Propício para a missão e para quem viria a ser a criança no ventre de Isabel. Já no ventre teve contato com o Salvador e recebeu o Espírito o enchendo de graça.
Que assim possamos receber o Menino Jesus, convertendo nosso coração a Ele e que o Espírito nos conduza como conduziu a São João que desde o ventre de sua mãe amou e viveu para Cristo, viveu a plena alegria. Que neste Natal celebremos a vinda de Jesus no tempo, na história e agora em nossa vida para que nos configuremos a Ele, a verdadeira alegria do mundo.
"Importa que Ele cresça e que eu diminua" São João 3.30






Comentários